SIPAV (Sistema Integrado Patrimonial de Atualização de Valores)

 Características do Sistema

O sistema SIPAV – Sistema Integrado Patrimonial de Atualização de Valores, é o resultado de mais de 30 anos de experiência da ADVANCED APPRAISAL CONSULTORIA E SISTEMAS, em desenvolvimento de ferramentas informatizadas voltadas para a gestão do Ativo Imobilizado. Desenvolvido utilizando uma arquitetura Cliente / Servidor onde o Cliente utiliza-se de interface gráfica Windows 95 ou posterior e o Servidor utilizando-se do gerenciador de banco de dados relacional (Oracle 7.3 ou posterior, SQL Server 7.0 ou posterior) ou MS Access. Para a interface Cliente, utilizou-se a linguagem de programação Visual Basic 6.0.

Com características Multi-Empresa, Multi-Moedas e Multi-Usuários, permite o processamento de várias empresas com suas filiais, independentemente, dentro do mesmo ambiente e para períodos distintos.

A identificação dos usuários do sistema é totalmente controlada pelo próprio sistema, permitindo a criação de grupos de usuários e atribuindo a estes grupos as permissões de acordo com o nível de autorização. Permite operação em modo Multiusuário em ambiente de rede.

Todas as datas do sistema são tratadas com o seguinte padrão, DD/MM/AAAA permitindo manipulação por parte do usuário para datas antes e depois do ano 2000.

Gerador de consultas sobre qualquer tabela do sistema, permitindo ao usuário gravar a consulta para posterior exportação. Importação de dados provenientes do MS Access ou arquivo texto com Layout pré-estabelecido.

Funcionalidades do Sisema: 

O SIPAV possui três módulos de controles distintos, sendo um de Controle Físico, Controle Contábil e Controle Gerencial.

  • Controle Físico

  • Controle Contábil

    Adições;
    Baixas;
    Transferências;

a)     Transferência física;
b)     Transferência contábil;

    Alterações;
    Cálculos de depreciação;
    Projeção de depreciação;
    CIAP (Controle de Crétido do ICMC) – CIAP Eletrônico – Bloco G do EFD;
    Créditos do PIS, PASEP e COFINS – Bloco F EFD;
     Resolução Normativa 367/09 – Aneel;
     Integração com todos os ERP’s;

  • Controle Gerencial

a)     Bens totalmente depreciados em determinado período;
b)      Mutações (Movimentações) ocorridas em determinados períodos;
c)       Totalizações por todos os níveis de controles Físicos e Contábeis;
d)       Mapa de cálculo das depreciações;
e)        Razão individual de um determinado item;

  • Atende às Normas Internacionais de Contabilidade – Pronunciamentos Técnicos e CPC’s;

      Lei 11.638/07 – Pronunciamentos Técnicos CPC 01, ICPC 10, CPC 27;

      Normas Internacionais de Contabilidade;

a)    IFRS;
b)    US – GAAP;
c)     Sarbanes Oxley;

  • Aspéctos Gerenciais;

a)     O sistema possui manual de utilização em português;

b)      Inventário físico “on line”

sipav

 Vantagens do Sistema

    Baixo custo;

   Controle total sobre a situação e posição em que se encontra o inventário patrimonial, por conta, por filial, por centro de custo, por empresa;

    Relatórios gerenciais e gráficos sobre os bens já inventariados, a serem inventariados, bens não localizados e bens incluídos;

     Pode ser feito em um período curto de tempo. Por exemplo, se for designado um dia e hora para realização do Inventário, teríamos aí uma boa quantidade de itens verificados;

   Atualização direta do cadastro;

   Geração de histórico sobre todas atualizações realizadas;

    Alteração e complementação de informações sobre os itens inventariados;

    Geração de termos de responsabilidade, uma vez que o sistema identifica todas as pessoas que participam do processo bem como os bens inventariados por elas;

     Modularização do Inventário, podendo o sistema ser configurado para somente ser feito inventário em uma filial, ou em um centro de custo;

    Não é necessário realizar a “volta” das informações provenientes do Inventário Patrimonial, uma vez que o mesmo já esta sendo realizado baseado no cadastro original da empresa;

    Sem a necessidade de fazermos Rateios e Fechamentos contábeis para conclusão do inventário;

    Os bens que forem sendo adquiridos durante o processo de Inventário, já estão disponíveis para serem verificados no momento de sua inclusão no sistema;

   As rotinas do departamento de patrimônio seguem normalmente como se nenhum processo a parte estivesse sendo realizado;